joomla 3.5

 

 

 

 

 

Cursos


O Velado

Revelado


Curso de Aquarela

 

bot inscreva

velado

 

 

O que é o VELADO?

O Velado é uma das formas de aquarela mais antigas e tradicionais, também conhecida como “pintura transparente”. Seu nome vem de “véus” por constituir-se de finas camadas de cor, construídas cuidadosamente umas sobre as outras, sobre papel branco. Para obter-se tal efeito, a tinta deve ser bastante diluída e uma nova camada só será sobreposta quando a anterior estiver absolutamente seca. As cores devem permanecer sem mistura alguma, pois o seu encontro cromático acontecerá no papel, onde serão formados surpreendentes tons translúcidos. Luz e sombra surgirão com a simples sobreposição das camadas de cores e do manejo do pincel, assim como novas texturas.

O velado pode ser trabalhado em áreas grandes ou pequenas, temas figurativos ou abstratos, possuindo grande potencial expressivo e terapêutico.

Proposta do curso

Curso prático composto de exercícios para o desenvolvimento das técnicas em velado. As aulas são ocasiões inspiradoras nas quais se adquire um conhecimento específico à medida que exercícios artísticos são propostos e iniciados. Os largos intervalos entre as aulas servem de estímulo para pôr em prática os conceitos e as orientações técnicas com autonomia e soluções próprias para a conclusão da obra. O encontro seguinte é iniciado pelo momento em que o grupo reflete e compara a produção coletiva, compartilhando experiências.

Temas abordados no Módulo I:
- A conquista da superfície
- Relação tinta/papel/pincel
- Pincéis: quais, quando e como
- Limites: hard e soft
- Véus, muitos véus!
- A nossa amiga água
- Cores primárias, secundárias e, por que não?, terciárias


Material
Tábua para montar o trabalho (40 x 50 cm)
Folha de papel Canson 300 g
Fita crepe
Aquarela
Pincéis

As aulas acontecem uma vez por mês, com duração de cinco horas.

Facilitadora
Mary Porto, pintora aquarelista e terapeuta artística.

Vagas limitadas
Inscrições: (11) 3064-0182
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

Veja a galeria de trabalhos de alunos (em breve)

 

bot voltarpq